quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Pelo Sicó...

Gosto de pedalar pelos diversos caminhos do Sicó e este há algum tempo que o não fazia. O tempo fresco ajudava a ultrapassar as constantes subidas e algumas delas só mesmo a empurrar a bicicleta, tanta era a pedra. Por outro lado insistem em reparar os caminhos com cascalho, o que os torna perigosos, em particular as descidas.
Nesta volta um dos locais que mais gosto é o moinho de vento giratório da Serra de Janeanes e também da paisagem que daí se avista. Desilusão! O moinho está em profundo e adiantado estado de degradação. Acho mesmo que não se aguentará de pé se o vento soprar com mais força. O moinho é o retrato do país! Mas o que mais me espanta é que a entidade "Terras de Sicó", que penso ser responsável pela manutenção e conservação deste e de outros moinhos nada faça e mais, basta madeira, arame, ferro e mão de obra e isso é coisa que não falta e gratuita. Fica aqui o alerta e nós betetistas temos a obrigação de chamar a atenção para estas situações e se possível ajudar.
Ficam algumas imagens e o resultado da volta, porque aproveitei para testar a aplicação para smartphone View Ranger GPS:
Algures no meio da serra

Moinho da Serra de Janeanes

Paisagem vista do moinho

ATENÇÃO - 40 kms/h, aqui? 

A sede era muita.





segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Santiago de Compostela...

Já tinha passado ao lado, ainda não fui lá de bicla, mas estive lá (de carro). Fui a Santiago de Compostela. Muita gente. Peregrinos a pé e de bicicleta, muitos. Quando cheguei por volta das 3 horas da tarde, eram vários os grupos de ciclistas que chegavam também, principalmente espanhóis. Exaltavam com o objectivo atingido. Pela cidade vi dezenas de ciclistas que se dirigiam à catedral. Acredito que seja um passeio/peregrinação que marca, por isso também um dia não sei quando, gostaria de o fazer. Pena que a catedral estivesse em obras. Afinal não é só em Portugal, que o sentido de oportunidade é grande...




terça-feira, 5 de agosto de 2014

F1 e ciclismo, Ukyo Katayama...

Ukyo Katayama, antigo piloto de F1, está na Volta a Portugal enquanto dono do Team Ukyo, equipa que criou, dada a sua paixão pelo ciclismo.
Os treinos em duas rodas levaram-no a experiências máximas: em 2001, pedalou até ao topo da sexta montanha mais alta do mundo, o Cho Oyu, cinco anos mais tarde cumpriu o sonho de subir ao Manaslu e em 2009 foi o único sobrevivente numa tentativa frustrada de atingir o cume do Monte Fuji.
Katayama andou seis épocas na Fórmula 1 e chegou a participar nas 24 horas de Le Mans.
O objectivo da equipa japonesa passa por vencer pelo menos uma etapa.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Danny MacAskill na Playboy...

Danny MacAskill foi à mansão da Playboy, mostrar as suas habilidades às coelhinhas.