terça-feira, 8 de julho de 2008

Passeio Caldas Lagoa de Óbidos

Cumprindo a tradição, no sábado voltámos a fazer o passeio das Caldas da Rainha até à Foz do Arelho e regresso. De zona de Lisboa vieram, o J. Lourenço, o J Franca, Vítor F., António G. e o Bruno. De Coimbra, o J. Miranda, Rui V., o Tiago e Zé Simões. 9 horas da manhã, preparámos as bikes e o gps e arrancámos junto ao quartel da ESE. Volvidos poucos kms a primeira avaria, com a bike do J. Franca a mostrar quanto é importante a manutenção, a luva da roda traseira foi-se. Voltou para trás e regressou a casa ( ? ).

Continuámos e logo depois a primeira alteração ao percurso, um portão tinha sido colocado no caminho onde antes se passava e que agora era propriedade privada. Virámos para trás e fomos à procura, confiantes no instinto de orientação. Pelo caminho, trilhos com muita areia obrigando a desmontar e a levar as bikes à mão. Encontrámos novamente o percurso original, mas a parte mais dura da volta tinha ficado longe.
Seguimos em direcção à Lagoa de Óbidos. O cheiro a maresia e a paisagem são o cartão de visita desta zona. Pedalámos até o caminho que circunda o sul da lagoa terminar. Pausa para decidir se atravessávamos os 15 metros de água razoavelmente funda ( 1 metro ? ) ou se continuávamos até descobrir caminho. Optámos pela segunda. Daqui até à Foz do Arelho pedalámos na areia da margem e atravessámos um pequeno pântano.
Descanso, reabastecimento e de regresso à estrada demos muitas voltas até descobrir a saída para Óbidos. A determinada altura decidimos fazer o percurso de regresso por onde já tínhamos passado.
Nesta altura já o António dava os primeiros sinais de caimbras. Estudo do percurso e optou-se pelo regresso por alcatrão até ao ponto de partida. 51 kms de btt numa volta fácil mas, que provocou fome. Almoço próximo da Benedita ( já não sei o nome da "tasca" ) com a cerveja a desaparecer mal chegava à mesa. O bacalhau na brasa com batata a murro estava bom, sendo complementado com as costeletas de novilho. Sobremesas variadas e boas ( para repôr os níveis ). Havemos de repetir.








2 comentários:

jccradventures disse...

e a da Figueira?
para quando é?

JM disse...

Eu gostaria de fazer esse passeio o mais breve possível mas os restantes cromos nunca têm tempo. Estamos a tentar marcar uma data que convenha a todos.