terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fim de férias...

Sempre que as férias acabam, a vontade de voltar a trabalhar é coisa do passado. Quem diz que trabalhar faz bem, só pode estar muito doente.

Andar de bike quando nos apetecer, fazer coisas pela sociedade com prazer ( trabalho ?!?), descansar e apreciar as coisas boas da vida, deveria ser obrigatório, exactamente o oposto desta neurose "workahólica" que nos impingem diariamente. Trabalhamos sob as ordens de incompetentes que vão enchendo os bolsos com dinheiro que não merecem. Trabalhamos para ter alguma coisa que é sempre pouco, porque nos habituaram a ter e a querer muito.
Enfim, temos que ser nós a mandar na nossa vida.
Para melhor perceber estas "sábias" palavras, aqui ficam duas leituras que se recomendam:Ernie Zelinsky vive no Canadá e é consultor e conferencista profissional no campo da criatividade aplicada ao trabalho e ao lazer. Com qualificações únicas para escrever O Prazer de não Trabalhar, Zelinski é um autêntico especialista dos tempos livres, visto trabalhar apenas quatro a cinco horas por dia, quatro dias por semana. Segundo o autor, podemos produzir melhor, trabalhando menos horas. A rotina e a necessidade de segurança podem, muitas vezes, prender-nos a uma vida de indiferença e aborrecimento, pelo que devemos procurar o inesperado e assumir mais riscos. Para além do trabalho, que é sobrevalorizado por alguns, devemos aprender a apreciar a companhia de pessoas, lugares, culturas, livros interessantes, etc., afinal, é nos tempos livres que se proporcionam ilimitadas oportunidades de desenvolvimento e satisfação pessoais. A presente obra pode alterar profundamente o modo como perspectivamos o mundo, visto que, a maior parte de nós, há muito, desaprendeu de viver....
Bom regresso de férias e muita pica para pedalar.

Sem comentários: