domingo, 10 de outubro de 2010

À descoberta...

Apesar de conhecermos a zona do Sicó, existem sempre coisas e lugares para descobrir. A volta de hoje era dura, com bastantes subidas (leia-se paredes) e passou por caminhos completamente novos para nós. Para além da dificuldade que é subir (paredes) o piso nalguns locais estava impraticável, com as rodas a duplicarem de tamanho e a bicla a ganhar mais uns quilos. Descer ou subir por trilhos com pedra ou laje e são muitos, foi um sacrifício.
Mas, tudo isto se esquece quando conhecemos lugares ou passamos por trilhos novos. Um desses lugares é Tamazinho. Escondido no meio da vegetação à entrada do lugar, uma placa indica o trilho de Ameanha e quando se passa uma entrada de pedra deparamos com os restos da aldeia, casas a cair , algumas ainda com mobiliário dentro. Restos dum passado longínquo, mas cheio de vida. Três pessoas e um cão ainda lá vivem. Pena que ninguém aproveite estes locais e os reconstrua. Aliás, esta zona é farta de aldeias em completa degradação. 








O trilho novo que hoje descobrimos começa dentro da aldeia da Serra de Janeanes e percorre durante vários quilómetros um vale. Fizemos ainda "o rio de pedra" que termina junto ao rio dos Mouros próximo do Poço das Casas.
Em resumo, uma volta dura, mas espectacular.

Sem comentários: