segunda-feira, 29 de março de 2010

Ronda dos Castelos...

Os pmc's vão fazer mais um passeio de longa distância. Dia 17 de Abril e se o tempo não atrapalhar vamos fazer um passeio de 2  dias visitando todos os castelos ou o que resta deles, começando  no castelo do Germanelo até Montemor, num total de 140kms e pernoitando na Figueira.

quinta-feira, 25 de março de 2010

sábado, 20 de março de 2010

Peregrinação ciclista a Fátima

Os ciclistas tornam a reunir-se em Fátima, dia 28, para a VIII Peregrinação Nacional e Bênção. O dia tem início pelas 10h30 no parque 12 (junto ao Centro Pastoral Paulo VI), com a concentração. Às 11h começa o passeio pelo circuito dos Três Pastorinhos, onde os ciclistas vão visitar as casas onde nasceram Jacinta, Francisco e Lúcia, o local da quarta aparição, nos Valinhos, e a Loca do Anjo.

Pelo meio-dia os ciclistas regressam ao parque 12, onde devem deixar as bicicletas para posterior bênção. A missa decorre na Igreja da Santíssima Trindade às 12h30, celebrada pelo Bispo de Portalegre - Castelo Branco, D. Augusto César. Uma hora depois segue-se a bênção dos ciclistas.
Os PMC não vão, mas já cederam a vários peregrinos, o track do passeio feito em 2009, no entanto faz parte do nosso programa de passeios para este ano, a repetição da ida a Fátima. 

segunda-feira, 15 de março de 2010

Rio Mouro...

Já antes aqui tínhamos falado do Rio Mouro e da sua beleza quando leva água. Ontem a superfície estava coberta com flores. Um espectáculo!

sábado, 13 de março de 2010

domingo, 7 de março de 2010

Limpar Portugal, num só dia...

Esta iniciativa surgiu quando um grupo de amigos, na sequência dum projecto desenvolvido na Estónia, decidiu pôr mãos à obra e avançar com a ideia - LIMPAR PORTUGAL NUM SÓ DIA. Dia 20 de Março é a data escolhida para limpar este país, onde alguns javardos (sem ofensa aos verdadeiros)  teimam em despejar lixo onde não devem. 

Ainda hoje na nossa volta domingueira passámos em três locais ( junto ao IC3 próximo do entroncamento com a estrada para a Lousã) cheios de restos de peças de automóvel (para choques, pneus, latas de óleo, bancos e muito mais). Muito gostávamos nós de apanhar um sacana destes a despejar lixo. Infelizmente a GNR só actua por denúncia, não fazendo um levantamento das lixeiras e tentando investigar até à exaustão estes criminosos.
Vamos colocar as coordenadas no mapa disponibilizado para o efeito e se houver possibilidade estaremos disponíveis para ajudar.
Passem pelo site e saibam como ajudar.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Baptismo...

Apesar do tempo ameaçar mais chuva, 9 horas, lá partimos para a volta higiénica de domingo. Eu estreava a minha nova montada. Os parceiros olhavam para ela com um ar curioso. O baptismo ia ser num dia excelente para o efeito. Água e lama por tudo quanto era sítio. A cor branca rapidamente passou a castanha.
A volta correu bem até próximo de Portunhos, altura em que um pico resolveu furar a câmara de ar virgem.


Desmontar roda, remendar o furo e toca de meter ar, com tanta violência que o pipo fino partiu. Sempre detestei estes pipos, por todas as razões, tais como bomba de ar,  as câmaras são mais caras e porque não gosto e acabou-se.
E agora?
Procurámos ajuda em casa dum habitante do lugar que nos encaminhou para outro que é mecânico e que dispunha de todo material para a reparação ou seja,  broca no buraco que passou a receber câmaras de ar de pipo largo. Obrigado ao Sr Guimaro por me ter desenrascado.
Quarenta e tal quilómetros depois chegámos ao Choupal cheios de lama e com uma tareia no corpo, que no meu caso já não havia memória.