domingo, 17 de julho de 2011

124 kms...

124 kms, foi até hoje a maior distância feita duma só vez, por dois pmc's. De sete apenas 2 compareceram ao desafio. O João ainda apareceu, mas para desejar boa volta. 
8h 30m da manhã, partimos, eu e o Rui para uma volta desenhada no Google que ligava o Choupal à praia de Mira e regresso num total de 104 kms. 
Um orvalho agradável acompanhou-nos durante alguns quilómetros. Passámos pelo trilho do sarilho e notámos que tem cada vez mais melhorias, sem dúvida um trabalho de louvar.
Até à zona industrial de Cantanhede rolámos sem dificuldade, mas daqui para a frente a areia mole fez a sua aparição e alguma vezes teve que ser a pé e a empurrar a bicla.
Na localidade de Franciscas os caminhos do Google tinham desaparecido e andámos às voltas durante algum tempo até descobrir o trilho certo. Mas, valeu a pena porque descobrimos que nesta povoação ainda circulam muitas pasteleiras com cestos em vime no suporte traseiro para transporte das mais diversas coisas. A tradição ainda é o que era!
Na povoação da Ermida entrámos na ciclovia que nesta zona tem o piso um pouco degradado, apesar de tudo, as bermas tinham sido limpas à pouco tempo permitindo ver diversos tipos de aves na ribeira. 
A ciclovia junto do lago do hotel está ocupada nalgumas zonas com vegetação, mas a paisagem supera este aspecto negativo. Em mau estado e perigosas estão algumas pontes e passadiços na zona da barrinha de Mira. A C M de Mira fez esta infraestrutura muito bonita, mas, como muita coisa em Portugal cai no esquecimento e  a degradação e abandono tomam conta das coisas.




Chegada à Praia de Mira e com vontade de comer massa para repor os níveis de hidratos de carbono, demos duas voltas pela localidade e nem um só restaurante tinha este prato tão simples, agradável e rápido de fazer. Vitela com arroz foi o mais parecido que encontrámos, acompanhada de cerveja bem fresca, rematado por mousse de chocolate caseira (é verdade).
De volta à estrada e as pernas não queriam obedecer às ordens do cortéx, mas pior ficou quando fomos obrigados a fazer uma recta em alcatrão com vários quilómetros com o piso cheio de bossas e no meu caso particular com péssimas consequências para as minhas "nalgas" e que à hora a que escrevo este post, se encontram em mau estado de conservação. Quer isto dizer que a minha próxima aquisição vão ser uns calções com protecção mais amiga do rabo.
O regresso a Coimbra (Choupal) teve  mais alcatrão do que terra, mas, o mau ou péssimo estado de diversas partes do corpo dos dois pmc's, justifica esta situação. Pelo caminho ainda parámos na praia fluvial de Olhos da Fervença, sempre cheia de gente e se o tempo estivesse mais quente o mergulho era certo. 
124 kms depois, mais 20 do que o previsto, estávamos novamente no Choupal, contentes, porque nenhum de nós tinha feito uma distância assim de bicicleta duma só vez. Valeu a pena e depois desta, venham outras.

1 comentário:

jccradventures disse...

continuam em grande.

agora tenho deixado a bike de lado. agora é mais corrida de trail, e finalmente (à 3ª) terminei a Freita http://www.confraria-trotamontes.com/utsf/

Tenho aqui uma travessia para fazer que depois direi qualquer coisa.
A S.P.Sul pelo Caramulo.
A Viela de Lafões espera por nós :)