sábado, 9 de novembro de 2013

Groningen, a cidade das bicicletas...

Groningen é uma cidade universitária histórica no norte da Holanda, onde a bicicleta é rainha. Num dos países mais amigos das duas rodas do mundo, Groningen consegue destacar-se, com as suas 300 mil bicicletas para 75 mil carros.
Com estes números não é de estranhar, por isso, que mais de 50% das viagens da cidade sejam feitas de bicicleta, o meio de transporte favorito dos seus 190 mil habitantes.
A cidade começou a sua história velocípede em 1977, quando os responsáveis pelo planeamento urbano começaram a criar um plano de ruas compactas, dividindo a área metropolitana em quatro lados e proibiram os carros de passar entre cada um destes sectores.
Assim, os carros foram empurrados para as estradas que rodeiam a cidade, enquanto as bicicletas foram os únicos veículos permitidos no centro. A cidade e as mentalidades dos seus habitantes começaram a evoluir a partir daí, há inclusive, uma ciclovia exclusiva até uma das maiores lojas Ikea do mundo, sendo que a multinacional coloca à disposição dos seus clientes atrelados para bicicletas, onde as pessoas podem colocar as suas mobílias. É, de facto, uma mentalidade quase única no mundo.
Sem carros, Groningen tornou-se uma das cidades mais seguras e com melhor qualidade de ar do mundo. Uma cidade, sem dúvida, com uma enorme qualidade de vida.









Sem comentários: