quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Carteiros ciclistas...

Os CTT vão introduzir 122 bicicletas na sua rede, a maior parte destas bicicletas assistidas electricamente, o que tornará possível que igual número de carteiros passe a fazer a distribuição diária de correio usando este meio de transporte. O projecto custa €245.000.
As bicicletas serão distribuídas por todo o país (ver lista na zona centro) e foram produzidas em Portugal. Prevê-se que, no conjunto, estas 122 bicicletas percorram diariamente uma média de 1.400 km, ou seja, quase uma Volta a Portugal em Bicicleta por dia.
Para os CTT, tal pode significar uma poupança de 50 toneladas de CO2 por ano, bem como um aumento da eficiência na distribuição de correio e no conforto e segurança dos carteiros.

Nas situações em que a bicicleta assistida electricamente substitui o giro apeado, os CTT prevêem a redução do tempo de giro do carteiro e um aumento da quantidade de correio transportado, eliminando os abastecimentos durante o percurso; nos casos em que substitui um giro por motociclo as vantagens são sobretudo ambientais: redução dos gases emitidos para um décimo, abolição quase total do ruído. As bicicletas contribuem também para o descongestionamento do espaço rodoviário.
As 150 bicicletas encomendadas (122 para distribuição e as restantes como reserva) foram produzidas em Águeda pela Órbita, propositadamente para os CTT. Elas seguiram as especificações fornecidas pelos correios, introduzindo acessórios como um sistema de descanso e travão de parque, por exemplo.
Para chegar a esta solução à medida, os Correios de Portugal e os seus carteiros realizaram testes no terreno que se prolongaram por 2011 e 2012 com recurso a vários modelos importados e tendo em conta a realidade do terreno em Portugal, nos giros urbanos, rurais e mistos. O fabricante foi escolhido por concurso público.
O primeiro giro ecológico dos Correios está marcado para esta terça-feira, 28 de Maio, em Lisboa. Nesse dia, parte do correio distribuído na área do Parque das Nações (Código Postal 1990) será entregue por bicicleta. A saída dos cinco carteiros em duas rodas está marcada para as 10h30m, da praça da Gare do Oriente.
CDP 3020 COIMBRA
CDP 3060 CANTANHEDE
CDP 3080 FIGUEIRA DA FOZ
CAD 3150 COND-A-NOVA
CAD 3200 LOUSÃ
CAD 3420 TABUA

Sem comentários: