segunda-feira, 21 de julho de 2014

Pela linha da Lousã...

Há já algum tempo que queríamos percorrer a linha da Lousã. Ontem foi o dia. Infelizmente e por causa da falta de tempo só chegámos a Miranda do Corvo. O dia prometia chuva e por duas vezes baptizou-nos. O percurso só está ciclável a partir de Ceira e é feito num caminho largo onde futuramente vai ser colocada a linha (?).

Os problemas começam logo no inicio com a travessia das pontes. Para quem tiver vertigens , algumas assustam porque são bem altas e tem que se caminhar em lajes de cimento que não inspiram confiança. Claro que existe a proibição de atravessar, mas fazer este percurso, sem esta pequena dose de adrenalina não era a mesma coisa, além de que as alternativas para contornar estes obstáculos, não o são. 
Logo de inicio passa-se por baixo da nova AE. A altura dos pilares é impressionante. Como é impressionante o facto que as obras adjacentes de regularização do rio Ceira, estarem muito degradadas. Neste mesmo local o caminho quase desapareceu, tem apenas um metro de largura e ameaça ruir, provavelmente devido às ultimas chuvadas, o que significa que se o comboio estivesse em actividade, estaria parado.


O estado geral da linha é de abandono. Existe um local em que uma derrocada quase tapou um túnel. A vegetação invadiu algumas partes do percurso. As estações estão a ficar velhas. Os gatunos já roubaram tudo o que era tampa de ferro.



Gastaram-se muitos milhões nestas obras, os cinco administradores da Metro Mondego, continuam a ganhar milhares de ordenado, ajudas de custa, carros, etc, sem terem nada para fazer e assim querem continuar. As populações continuam a pagar a esta corja com os seus impostos, para não terem acesso ao básico direito de transporte. Só mesmo em Portugal!
Desta volta fica a beleza de pequenos recantos, como um parque de merendas junto a uma ribeira, ou a vista de cima da ponte mais alta.


Se esta linha der em nada (e esperamos que não), ao menos que se aproveite para fazer uma ciclovia. É só uma ideia...
Para a próxima faremos o mesmo percurso até à Lousã, subimos a serra e regressamos por maus caminhos... 

Sem comentários: