A convite do Rui Ventura da SOS Bike testei a nova Specialized Levo FSR. Esta bicicleta insere-se na categoria Turbo e caracteriza-se pelo facto de utilizar um motor de 250 watts que nos leva a qualquer lado.
A primeira impressão que temos da LEVO é a "caixa" do motor e a dimensão dos pneumáticos.
Specialized Levo FSR antes... |
...depois. |
A LEVO está equipada com pneus plus Purgatory de 3" de largura numas rodas de 27,5". A sensação de segurança e estabilidade é grande e que se confirmaram em pisos degradados com muita pedra e lama. A bicicleta "come" tudo sem dificuldade. Então nas descidas, queremos é andar mais e mais, porque a bike não nos deixa mal.
Purgatory 3" roda 27,5" |
O quadro em alumínio e apesar de ser uma medida inferior à que uso (L) não me deixou com as habituais dores das diferenças e desequilíbrios das medidas. A maneabilidade da bicicleta impressionou-me, porque num trilho entre árvores onde passo com a minha bicicleta normal e sempre com alguma dificuldade dadas as dimensões, com a LEVO tudo foi mais fácil, apesar do tamanho das rodas que nos permitem abusos.
Os travões SRAM progressivos cumpriram na perfeição, porque tinham que parar 118 kgs em pisos muito degradados pela chuva.
Quanto às mudanças também da SRAM, a LEVO usa um prato de 32 dentes com 11 velocidades atrás, pelo que a subir e em plano chegam e sobram, mas em descidas rápidas, esgotava rapidamente a desmultiplicação.
O conforto desta bike é um dos pontos que destaco - um verdadeiro sofá. Escolhemos pisos maus propositadamente e em todos o comportamento era excelente. Sou adepto dos cursos longos (150mm ou mais) à frente e atrás, dado o meu peso, mas os 140mm da RockShox Revelation em conjunto com o amortecedor traseiro Fox Float ultrapassaram na perfeição as dificuldades.
Para o fim deixei o motor. Fizemos 46 kms, com mais de 1000 metros de acumulado em subida, algumas delas com grau de dificuldade elevada (pedra, lama, regueiras) e em todas a LEVO teve um comportamento exemplar. A volta que fiz hoje com o Rui e o Sequeira, se fosse com a minha bike estaria a esta hora todo partido.
Motor e bateria |
O motor é realmente um auxiliar muito bom. Utilizei os três modos - Eco, Trail e Turbo. O que mais usei, mesmo nas subidas mais difíceis foi o Eco e a "ajuda" é simplesmente extraordinária. Tudo é fácil. A subir, passar por cima de pedras, ramos ou pedalar em piso mole, é "canja". O modo Trail foi usado numa pequena "parede" logo seguido do Turbo, o impulso é realmente grande.
Chegamos ao cimo duma subida dificil com a sensação de uma enorme facilidade e sem dores nas pernas e a arfar.
Mas, houve uma situação que descreve bem a importância deste motor: tive que atravessar uma vala cheia de água e lama que cobriu o motor e para ultrapassar a situação, tive a reacção natural, pedalar e de imediato o motor entrou em funcionamento e tudo se passou como se não houvesse ali uma vala.
Como conclusão deste teste, devo dizer que fiquei adepto deste novo modelo de bicicleta e quem sabe no futuro venha a comprar um brinquedo destes.
Levo... |
Aos que puderem despender dos 4.168€ que a Specialized LEVO custa, o meu conselho é: comprem porque não se vão arrepender.
Mais uma vez agradeço ao Rui Ventura da SOS BIKE e ao Sequeira pela companhia nesta volta.
Subida... |
Junto ao Castelo do Germanelo... |
Descanso, finalmente... |
Descanso e vamos comer que se faz tarde. |
Specialized Levo FSR - características:
QUADRO
Specialized em alumínio M5 Premium, geometria Trail, bateria integrada no tubo inferior, guias internas isoladas para cabos e Command Post IR, espaçamento 148mm, rolamentos totalmente selados de cartridge, 140mm de curso-
FORQUETA
RockShox Revelation RC3 29/27.5+, mola Solo Air, ajuste de compressão e retorno, eixo passante Maxle Lite 15x110mm, offset 51mm, 140mm de curso -
AMORTECEDOR
FOX FLOAT Performance, ajuste Rx Trail Tune, AUTOSAG, amortecimento DPS, ajuste de retorno e 3 posições de compressão, 197x47.6mm -
CUBO DIANTEIRO
Specialized, para disco, alumínio, rolamentos selados de cartridge, eixo passante 110x15mm, 24f -
CUBO TRASEIRO
Specialized, para disco, alumínio, rolamentos selados de cartridge, eixo passante 12x148mm, 28f -
RAIOS
DT Swiss Industry, inox -
AROS
Roval Traverse 650b, alumínio sem gancho, largura interna 38mm, 24/28f, tubeless ready -
CÂMARAS DE AR
650bx2.3"/3.0", válvula Presta 40mm -
PNEU DIANTEIRO
Purgatory, carcaça GRID, 650bx3.0", 60TPI, flancos flexíveis em Aramid, 2Bliss Ready -
PNEU TRASEIRO
Purgatory, carcaça GRID, 650bx3.0", 60TPI, flancos flexíveis em Aramid, 2Bliss Ready -
PEDALEIRO
Cranques exclusivos em alumínio -
PRATOS
32D -
MANÍPULOS MUDANÇAS
SRAM NX, 11 velocidades, trigger -
DESVIADOR TRASEIRO
SRAM NX, caixa longa, 11 velocidades -
CASSETE
SRAM PG-1130, 11 velocidades, 11-42d -
CORRENTE
SRAM PC1130, 11 velocidades c/PowerLink -
TRAVÃO DIANTEIRO
SRAM DB5, disco hidráulico, pinça exclusiva de 4 pistões, pastilhas semi orgânicas, rotor 200mm -
TRAVÃO TRASEIRO
SRAM DB5, disco hidráulico, pinça de 2 pistões, pastilhas semi orgânicas, rotor 200mm -
GUIADOR
Specialized, alumínio 6061, recuo 8 graus, elevação 6 graus, elevação 27mm, largura 750mm -
PUNHOS
Specialized Sip Grip, fixação lock-on leve, superfície de alta aderência, S/M: regular, L/XL: espessura XL -
AVANÇO
Specialized Trail, alumínio forjado 3D, 4 parafusos, elevação 6 graus -
SELIM
Body Geometry Henge Comp, carris ocos em Cr-Mo, 143mm -
ESPIGÃO
Alumínio, aperto 2 parafusos, offset 12.5mm, 30.9mm, anti corrosão -
APERTO ESPIGÃO
Alumínio, 34.9mm -
MOTOR
Custom & exclusive for Specialized, Trail tuned, 250 W -
UI/REMOTE
Integrated Trail display, 10-LED battery display, Mission Control iOS/Android App -
BATERIA
Custom LEVO battery, 460Wh, 40x3.2Ah, ANT+/Bluetooth connectivity, IP 67 -
CARREGADOR
Custom charger, 42V4A w/Rosenberger plug -
WIRING HARNESS
Custom harness w/ Rosenberger plug
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