"Em democracia cada um pedala a sua bicicleta", esta frase de profundidade e grandeza filosófica foi dita por essa grande personalidade da nossa politica - José Sócrates. Nem outra coisa seria de esperar vindo de alguém com nome de filósofo e pensador, como foi o grego. Nós os adeptos do ciclismo só podemos estar contentes porque já toda a gente incluindo os "políticos" se serve deste desporto para fazer analogias. Mas, já agora convém dizer ao sr Sócrates que apesar de ser possível, não dá muito jeito andarem 2 numa bicla, porque tal como na nossa vida só um pedala e o outro descansa e goza. Já basta sr "pm", aquilo que nós pedalamos para que "vocês" descansem e gozem.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
terça-feira, 21 de abril de 2009
BTT e história
O btt também é uma espécie de aula de história. Passamos por muitos locais que nos mostram o que foi a vida dos nossos antepassados. É o caso do castelo do Germanelo, a meio caminho entre Penela e o Rabaçal. Este domingo subimos até lá cima e enquanto descansávamos, aproveitámos para apreciar a espectacular paisagem e dissertar sobre o significado daquela muralha. Vejam nestes links o que os estudiosos sabem sobre o assunto: http://mjfs.wordpress.com/2009/01/21/castelo-de-germanelo-penela-coimbra/
Passem por lá, mas não façam como uns cretinos que já aproveitaram para partir a protecção de plástico do quadro e andaram de moto no passadiço. Para castigo, fazia-se como antigamente, atiravam-se pela muralha.
sábado, 18 de abril de 2009
Carros e biclas
Construtor de automóveis que se preze, quando pensa num carro tipo SUV ou jeep, pensa logo em praticantes de btt e a forma como eles arrumam a bicla. É o caso do concept car da Dacia, o Duster. Se este carro chegar ao mercado e com preços que esta marca pratica, os euros vão sobrar para comprar uma bicla melhor.
sexta-feira, 10 de abril de 2009
O sistema KERS nas bikes
Pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos, estão a adaptar às bicicletas o sistema regenerativo já utilizado nos carros de Fórmula 1 e nos veículos híbridos e eléctricos.O sistema regenerativo aproveita a energia criada durante as travagens, libertando-a quando os veículos precisam de aceleração, economizando combustível e aumentando o rendimento.Agora as bicicletas poderão contar com o mesmo sistema. A energia cinética dos travões é transformada em energia eléctrica, que acciona um motor eléctrico auxiliar nos momentos de maior esforço do ciclista.O sistema todo, incluindo as baterias onde a energia é armazenada, fica num invólucro localizado no cubo da roda traseira. Esse projecto compacto permitirá que o equipamento seja utilizado virtualmente em qualquer bicicleta, mesmo naquelas fabricadas antes da criação do “cubo inteligente.”
Subscrever:
Mensagens (Atom)