domingo, 13 de setembro de 2009

Passeio à Lagoa de Óbidos...

Tal como tem acontecido em anos anteriores fomos até à zona das Caldas da Rainha para o passeio anual com o "pessoal da treta", este ano contando também com a companhia de 4 betetistas das Caldas, o Pedro, o Marco , o Elias e o filho. De Lisboa e arredores o J. Lourenço, o J. Franca, o Vitor, o Bruno e o Ricardo. Do pmc o J. Miranda e o Lobo.Com o dia ameaçar chuva começámos a pedalar às 9 h 30m, junto à Escola de Sargentos das Caldas, tendo como objectivo ir até à Lagoa de Óbidos e voltar passando por Óbidos e mais algumas aldeias ali da zona.
Grande parte do percurso estava marcado dum passeio realizado à pouco tempo mas muito interessante, tendo de tudo, plano, subidas, descidas, alguns single tracks e areia.
A chegada a Óbidos é antecipada duma subida em alcatrão bastante acentuada. Passámos pelas ruas estreitas desta bonita e pitoresca vila, que estava cheia de turistas em particular "camones", aliás foi uma delas que nos tirou a foto de grupo.Regresso ao percurso e visitámos um pomar enorme de maçãs e pêras no qual aproveitámos para encher os bolsos de fruta, que muito geito fez para repor os niveis de açúcar e vitamina.
Cruzámos a aldeia Serra d'El Rei, onde encontrámos um centro comercial sui generis.
Quando fotografava a placa do dito centro somos convidados a entrar pelos donos.Espanto! Aquilo que parecia ser uma mercearia e tasca à moda antiga, coisa rara, era uma enorme loja dividida em departamentos,cada um vendendo coisas diferentes, um verdadeiro centro comercial. Não faltava até a secção de vídeo "cultural", com filmes bem conhecidos, tais como "Companhia do Sexo" ou "Assédio Anal". Estes passeios tem um aspecto cultural importante e neste caso deu-nos a oportunidade de ver uma loja à moda antiga, onde as mercearias são vendidas ao peso.
Depois dum desencontro com parte do grupo, se calhar efeito da mini, bebida no centro comercial, chegámos às margens da lagoa de Óbidos. Surpresa! Foi construída em toda a extensão da margem sul, um passeio / ciclovia que sem dúvida melhorou em muito, esta parte da lagoa votada ao abandono. Aplausos para quem decidiu e construiu esta obra.Chegados à foz, estava na hora do regresso, até porque já passava da uma da tarde e muitos estômagos se queixavam.14h 20m foi a hora de chegada ao local de partida, com 60 kms de bom btt e em boa companhia. Estava na hora de tratar da "malvada" e aqui o único aspecto negativo deste passeio: fomos "obrigados" a ir a um restaurante. E porquê? Porque tinha sido muito melhor, comer um leitão com laranja, pão, batata frita e champanhe bruto tinto, bem gelado, junto da margem da lagoa ( que cenário bonito ). Mas, a próxima vai ser assim.

2 comentários:

jccradventures disse...

passar em Óbidos e não beber uma ginjinha em copo de choclate é um crime!!!

JM disse...

Tens toda a razão! Nem nos lembrámos de tal coisa, mas fica prometido para a próxima compensamos.