sábado, 25 de setembro de 2010

PMC no Raid de Gatões

Já há muito tempo que os elementos do PMC não estavam presentes numa maratona ou meia-maratona.
No passado dia 19 de Setembro, realizou-se o Raid BTT de Gatões onde participamos pela última vez em 2007. Após 3 anos, Rui Ventura e Carlos Lobo marcaram presença na distância de 40km deste evento.
Eram 8.45 quando chegámos ao local de concentração da maratona e já eram muitos os atletas que marcavam lugar na linha de partida.
Estacionado o veículo, dirigimo-nos ao secretariado para levantar os respectivos dorsais onde a entrega foi bastante rápida pela eficiência da organização. Algumas afinações de última hora e um breve aquecimento, dirigimo-nos para junto dos restantes participantes deste evento. Partida dada na hora marcada, fizemos alguns km em alcatrão para aquecer as pernas e alongar um pouco o “pelotão”. Trilhos muito bem escolhidos, com algumas paredes da praxe que nos obrigou a tirar o cagueiro do selim e levar a bike à mão. Single tracks do melhor, alguns bastante técnicos como é do nosso agrado, mas muito arriscado para muitos que optaram por desmontar causando o entupimento dos single e algumas quedas pelo meio, marcações muito bem-feitas, sem haver qualquer dúvida no trajecto a seguir, algumas zonas de areia para reter os mais acelerados, muito bom mesmo.
As zonas de reforço alimentar sempre com muita água, fruta, queques, a simpatia das meninas que pertenciam ao staff e a presença da Red Bull com as suas colaboradoras a oferecerem “asas” a quem precisava, foi uma mais-valia. Só mesmo de lamentar os atletas que teimam em mandar tudo o que é lixo para o chão, mas enfim, há quem ache que só tem direitos e não deveres perante a sociedade.
Na chegada, tudo bem organizado como na partida, com 2 balneários para cada sexo e banhos quentes, que para mim não foi preciso, perante o calor que se fazia sentir foi mesmo de água fria. O almoço sem demoras, foi servida carne para recompor a parte muscular, uma bejecas para baixar a temperatura corporal e hidratar, veio mesmo a calhar, e claro sem faltar a tradicional sobremesa, arroz doce que é bem conhecido na zona que estava bem bom.
No fim de almoço fomos ver as classificações, para nosso espanto não nos encontramos na tabela top 100, ehehe. Indignados, fomos junto ao arco de meta falar com o responsável a fim de confirmar as nossas classificações, 123º lugar para Rui Ventura e 141º lugar para Carlos Lobo na geral, foi mau, mas podia ter sido pior.
Foi então hora de regressar a casa e com a promessa de para o ano que vem contarmos de marcar presença para mais um Raid de tão boa qualidade.
As rápidas melhoras aos acidentados neste raid.
Rui Ventura

Sem comentários: