segunda-feira, 27 de julho de 2009

A culpa é da CP...

À já algum tempo que queríamos fazer uma volta diferente e este domingo foi o dia escolhido. Qual a ideia? Ir de comboio até Mortágua e voltar de bicla até Coimbra num total de 51kms. Sete (7) da manhã o J. Miranda, o Rui Pereira e o Lobo estavam na Estação Velha prontinhos para embarcar.
Chegados à
bilheteira, a senhora olhou para nós com ar de quem está a ver uns tolinhos fugidos do Sobral Cid e ao nosso pedido de bilhetes para Mortágua sorri e diz: Ao domingo esse comboio não se efectua. O quê??? Ai o c........o! Então no site da CP não diz nada disso! Eu ( J. Miranda ) fui ao balcão de informações de Coimbra A e a senhora disse que se realizava e que tinhamos que falar com o revisor para embarcar as biclas. O Lobo falou também com um funcionário da CP que confirmou a mesma coisa e agora não se realiza! Mas que merda é esta? Quando quiserem informações sobre horários falem sempre com as pessoas das bilheteiras, aconselhou a senhora. Para acalmar a nossa vontade de andar de comboio, ainda tentámos alternativas, mas, ao domingo os comboios também descansam.
Resignados e com o nosso orgulho completamente arrasado arrancámos em direcção a Cantanhede e voltámos com a promessa de fazer o passeio num sábado próximo. E quem é que nos indemniza das horas a menos de sono e descanso do corpo?
Além de ser caro andar de "quim" ainda prestam falsas informações. É assim, este nosso Portugal!

sábado, 25 de julho de 2009

Gajabicla do mês...

Esta é a miúda deste mês...

terça-feira, 21 de julho de 2009

Kona...

Realmente!
O fabricante de bikes, Kona, tem na sua gama para senhoras, o modelo: Kona Lisa.
O que será que querem dizer com isto?
Com esta bike é melhor as "gajas" andarem rapadas?

A verdade é que nunca um nome foi tão bem escolhido.

domingo, 19 de julho de 2009

Por onde andamos...

Há já muito tempo que não andava sozinho ao domingo. Porque estamos em época de férias e por outras razões, isso hoje aconteceu. Uma volta calma de 46 kms que me levou a passar no lugar de Legação, junto ao Rabaçal. Não tem mais de 10 casas e só duas delas estão habitadas, entre as quais a Quinta do Jerumelo, que foi recuperada e que tem como actividade a produção artesanal de queijo do Rabaçal. É possível por marcação a degustação deste queijo com pão e vinho, tudo caseiro. Para quem pretende fazer a "parede" que nos leva até à Chanca até que é um reforço à maneira. Para os que quiserem refrescar-se a fonte tem água fresca, que sabe muito bem nestes dias de calor.Esta pequena aldeia é bem o exemplo do estado a que chegam estes lugares que reconstruidos e onde está seria um local de apoio para os turistas que visitam as ruinas ou para os muitos bttistas que por aqui andam ao fim de semana.
Aliás o Sicó tem muitas aldeias em estado de total abandono.
Pode ser que alguém um dia recupere estes lugares e os torne locais animados.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Beneficios da bicicleta

Os que andam de bicla já sabem disto, os que nunca o fizeram leiam com atenção.
É só vantagens e benefícios.

sábado, 11 de julho de 2009

Bicla portátil

O designer Josef Pacek, criou esta bicla portátil de seu nome Locust. Ideia genial e que resolvia muitos problemas de transporte das bicicletas. Apesar de ser um exercicio, quem sabe um dia alguém a fabrica.

domingo, 5 de julho de 2009

Alcatrão na Lousã...

Tomei conhecimento que alcatroaram metade da estrada de terra que tem inicio em Cacilhas (Lousã) até à estrada que liga a vila a Castanheira de Pera. São 12 kms sempre a subir e que valem tanto ou mais que algumas maratonas.
A primeira reacção a este absurdo é de revolta, por várias razões:
Aquela estrada era um ex-libris do btt na serra da Lousã, agora em alcatrão deixou de ter qualquer interesse.
O facto de ser em terra limitava e muito o acesso de carros, logo a partir de agora o aumento de trânsito vai ser enorme com consequências na floresta causadas pela poluição.
O risco de incêndio está muito aumentado, com o acesso de pessoas e até de carros. Os animais selvagens tais como javalis, corsos, etc, estão em risco.
A poluição provocada pelas pessoas (plástico, papel, vidro e outros) vai estragar uma serra que nesse aspecto era exemplar.
Os prejuízos serão avultados.
E quem tomou esta brilhante decisão?
Os imbecis da Câmara Municipal da Lousã. Porque razão?
É difícil de encontrar motivos que justifiquem tal aberração. Será que esta gente não pensa nestas coisas e nas consequências dos actos irresponsáveis e danosos para as pessoas e meio ambiente?
Quantos votos esta atitude vai trazer? Espero que perca e muitos.
Se calhar o empreiteiro que colocou o alcatrão devia estar aflito de dinheiro e então vai de arranjar uma estrada para fazer o geito ao amigo.
Esta atitude ainda é mais dificil de entender depois desse magnifico trabalho que são os Centros de BTT das Aldeias de Xisto.
Meus "senhores" não estraguem aquilo que têm de melhor, deixem lá as negociatas e os interesses obscuros de fora, não se esqueçam "que cá se fazem cá se pagam".
Fui dos primeiros a percorrer os trilhos da Lousã há já muitos anos atrás pelo que tudo o que fizerem de mal a esta serra será pessoal também. Pela parte que me toca a C M da Lousã tem em mim um inimigo e como tal só posso é dizer mal.