segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Downtown Cidade de Coimbra

Dezenas de downhiller's trouxeram animação a Coimbra. Desde a alta até à baixa, muitos espectadores assistiram ao desenrolar desta variante espectacular do btt. Aqui ficam algumas fotos:








sábado, 25 de setembro de 2010

PMC no Raid de Gatões

Já há muito tempo que os elementos do PMC não estavam presentes numa maratona ou meia-maratona.
No passado dia 19 de Setembro, realizou-se o Raid BTT de Gatões onde participamos pela última vez em 2007. Após 3 anos, Rui Ventura e Carlos Lobo marcaram presença na distância de 40km deste evento.
Eram 8.45 quando chegámos ao local de concentração da maratona e já eram muitos os atletas que marcavam lugar na linha de partida.
Estacionado o veículo, dirigimo-nos ao secretariado para levantar os respectivos dorsais onde a entrega foi bastante rápida pela eficiência da organização. Algumas afinações de última hora e um breve aquecimento, dirigimo-nos para junto dos restantes participantes deste evento. Partida dada na hora marcada, fizemos alguns km em alcatrão para aquecer as pernas e alongar um pouco o “pelotão”. Trilhos muito bem escolhidos, com algumas paredes da praxe que nos obrigou a tirar o cagueiro do selim e levar a bike à mão. Single tracks do melhor, alguns bastante técnicos como é do nosso agrado, mas muito arriscado para muitos que optaram por desmontar causando o entupimento dos single e algumas quedas pelo meio, marcações muito bem-feitas, sem haver qualquer dúvida no trajecto a seguir, algumas zonas de areia para reter os mais acelerados, muito bom mesmo.
As zonas de reforço alimentar sempre com muita água, fruta, queques, a simpatia das meninas que pertenciam ao staff e a presença da Red Bull com as suas colaboradoras a oferecerem “asas” a quem precisava, foi uma mais-valia. Só mesmo de lamentar os atletas que teimam em mandar tudo o que é lixo para o chão, mas enfim, há quem ache que só tem direitos e não deveres perante a sociedade.
Na chegada, tudo bem organizado como na partida, com 2 balneários para cada sexo e banhos quentes, que para mim não foi preciso, perante o calor que se fazia sentir foi mesmo de água fria. O almoço sem demoras, foi servida carne para recompor a parte muscular, uma bejecas para baixar a temperatura corporal e hidratar, veio mesmo a calhar, e claro sem faltar a tradicional sobremesa, arroz doce que é bem conhecido na zona que estava bem bom.
No fim de almoço fomos ver as classificações, para nosso espanto não nos encontramos na tabela top 100, ehehe. Indignados, fomos junto ao arco de meta falar com o responsável a fim de confirmar as nossas classificações, 123º lugar para Rui Ventura e 141º lugar para Carlos Lobo na geral, foi mau, mas podia ter sido pior.
Foi então hora de regressar a casa e com a promessa de para o ano que vem contarmos de marcar presença para mais um Raid de tão boa qualidade.
As rápidas melhoras aos acidentados neste raid.
Rui Ventura

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Downtown Coimbra 2010

Dia 26 de Setembro decorre mais um Downtown Cidade de Coimbra, prova que conta para o nacional de downhill urbano. A descida começa na Sé Nova e termina na Praça 8 de Maio. Vai ser concerteza mais uma animada jornada de btt pelas zonas mais antigas de Coimbra.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mais um português aventureiro...

Pedro Fontes terminou na passada 3ª feira um viagem de 8.200 kms em bicicleta que ligou Luanda a Maputo. O Pedro é de Aveiro, tem 35 anos e iniciou esta aventura no dia 31 de Março na capital angolana percorrendo diversos países africanos.
Para saberem como foi, visitem o blog: http://luandamaputobybicycle.blogspot.com/.

domingo, 12 de setembro de 2010

Passeio em Óbidos...

Tal como tem acontecido nos últimos anos voltámos a pedalar com o Pessoal da Treta nos trilhos da zona de Óbidos. 

                            

Quatorze artistas do pedal iniciaram este passeio por volta das 9h 30m nas Caldas (só podia começar na terra dos car..los!), com baixas importantes, ou seja, os "nativos" que conhecem os trilhos, faltaram, o que desde logo colocou graves problemas de comando nas tropas. Ora nestas ocasiões aparece  logo quem acha que  conhece e dos que se chegaram à frente  um  é desorientado e  o outro nunca se orienta. Estabelecido o 1º objectivo - chegar a Óbidos - tivemos que saltar rede com arame farpado, esperar por outros artistas que se perdiam, entrámos na vila numa área reservada a um congresso da ANA. Sim, aquela empresa que "gere" os aeroportos e que nos f... graveto até não poder mais e como quem paga somos nós montaram uma grande tenda junto ao castelo, com uma vista espectacular e até havia uma passadeira para suas excelências acederem ao local do repasto.

Adiante! Pedalámos pelo meio da vila sempre cheia de turistas e seguimos em direcção aos caminhos de terra pelo meio dos pomares, onde se aproveitou para matar a fomeca com pêras e maçãs. Depois de alguns kms de trilhos chegámos à lagoa, percorrendo a ciclovia até à Foz do Arelho. Foto da praxe, regresso pelo mesmo caminho e até ao Arelho percorremos parte do percurso da maratona que se realizava no dia seguinte. A partir daqui até às Caldas foi sempre em alcatrão, porque quase todos se queixavam de fome e sede. 


                            
Banho tomado e mais uma vez os nosso agradecimentos aos nossos amigos das Caldas, rumámos ao Solar dos Amigos no Guisado. Conhecemos muitos restaurantes e tascas, mas este é diferente, quer pelo local, quer pela comida em qualidade e quantidade. 

                            





Cosido à portuguesa e bacalhau assado com batata a murro em quantidades industriais foram os pratos do menu, acompanhados de muito vinho branco, tinto, cerveja, alguma água e vi umas latas de coca cola ( bebida que liga muito bem com qualquer destes pratos?!?), sobremesas à escolha para todos os gostos, tudo isto por 15 € por cabeça. De referir, que alguns dos bikers presentes ainda tiveram direito a um espectáculo (a preto e branco) as cuecas eram pretas, por parte duma menina, que perante tanta feromona à solta, não hesitou em mostrar os seus atributos. 

No regresso, a coisa podia ter acabado mal, quando o escriba deste post e condutor do PMC's, resolveu entrar num entroncamento sem olhar para a esquerda e não fosse a estrada a subir e uma senhora teria "beijado" a frente da nossa viatura ( os carros hoje em dia travam bem) e até as barras e suportes das bikes são muito bons, porque não saltaram de cima do tejadilho.
Destaque para a constante boa disposição entre todos mesmo quando os enganos no percurso se sucediam e sem dúvida um encontro, onde pedalar é só o pretexto para o convívio.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Volta "old school"...

Pois foi, este domingo fizemos uma volta à moda antiga ou seja como nos tempos em que tínhamos muito mais pica e os caminhos tipo parede cheios de calhau eram fáceis. Foi interessante perceber que já pedalamos juntos há muitos anos ao passar nalguns locais.




A volta começou em Cernache, passou em Conimbriga, Furadouro, Senhora do Circulo, grutas do Casmilo, Chanca e regresso passando por Alcabideque. 


Foram 42 kms com subidas tipo "rompe pernas" obrigando a empurrar a bicla à mão. Mas a mãe de todas as subidas é a dolorosa que se inicia junto ao Poço das Casas. E a mãe de todas as descidas é que se inicia junto à Senhora do Circulo não só pelo desnível mas também porque os pneus se enterram na gravilha solta - uma aflição. 
Muitos caminhos encontram-se em avançado estado de degradação com pedra grande e solta, à espera de serem reparados.
Esta volta foi um regresso ao passado!