quinta-feira, 28 de março de 2013

Maratona Cidade de Coimbra...

Decorreu no passado domingo a Maratona Cidade de Coimbra, organização conjunta do CRAC e ADRL com o apoio da CM de Coimbra.
Meia maratona com 45 kms e maratona com 70 kms, ambas percorrendo trilhos à volta da cidade, com partida e chegada à praça Heróis do Ultramar. Nota positiva para o facto da organização desenhar o percurso dentro da cidade, com destaque para a ponte de Santa Clara ou no Parque Verde, pena que a promoção do evento tenha sido fraca, porque não havia espectadores a assistir. 
Conhecendo a maior parte do percurso e tendo em conta algumas reacções e muito por culpa do mau tempo, foi uma prova dura e desgastante quer para máquinas quer para participantes. Fizemos algumas partes do percurso e só andámos em lama e água. Talvez uma data mais para a frente evite este aspecto negativo.
Assistimos à passagem no 2º controle. Destaque para os três primeiros, que estavam noutro "campeonato" tal a diferença que traziam, para os outros, 28 kms percorridos.
O Por Maus Caminhos esteve representado por quatro atletas: Rui Ventura, Vladimiro Casaleiro e Luís Fonseca que fizeram os 70 kms. Carlos Lobo fez os 45 kms.
Classificações:

Vladimiro Casaleiro - 92º geral
Luis Fonseca - 111º geral
Carlos Lobo - desclassificado
Rui Ventura - desclassificado








terça-feira, 12 de março de 2013

Célia, rápidas melhoras...

A Célia que agora faz parte do nosso grupo está no "estaleiro". Ossos do oficio! A Célia foi vitima duma queda junto ao castelo do Germanelo, tendo fracturado uma clavícula, bem como traumatismos nas vértebras e na cara. 
Pena este acidente, porque se preparava para participar no campeonato nacional, para o qual treinava bastante há já alguns meses a esta parte.
Esperemos que a recuperação seja rápida e sem muitas dores.
Célia, os nossos votos de rápida recuperação, para podermos voltar a pedalar juntos.
Por Maus Caminhos BTT



segunda-feira, 11 de março de 2013

Fomos ao Sobe e Desce...

Este ano está a ser cheio de provas para o grupo Por Maus Caminhos. Desta vez fomos ao Raid Sobe e Desce em S. Martinho do Bispo organizado pelos Cães de Caça BTT. Dia 10 de Março marcado por muita chuva que não nos impediu de estar à partida – Rui Ventura, João Amaral e Vladimiro Casaleiro.


Comparando com os últimos dias até que o tempo não esteve muito mau, céu com algumas abertas, mas algumas nuvens bem carregadas a ameaçar e com um valente aguaceiro a dar a partida da prova.

Este ano o 4º Raid teve inicio na Escola Secundária D. Inês, com  os primeiros quilómetros a serem  feitos em alcatrão para dispersar os participantes, para logo de seguida entrarmos na terra e desfrutar daquilo que os Cães de caça sabem fazer muito bem, single tracks. Com a chuva que se fez sentir nos últimos dias estávamos à espera de encontrar o terreno bastante bera, enlameado sim, mas até que estava muito bom na maioria do percurso. Percurso muito duro, mas muito divertido com trilhos fantásticos, rápidos, bem desenhados,  a fazerem as delicias dos que gostam de percursos técnicos e sinuosos, coisa que os Cães de Caça já nos habituaram.





Muitas construções para ajudar na travessia de pequenos ribeiros existentes nesta época de chuvas e aí sim, muita, mas muita lama que em muitos pontos chegava às canelas, sendo impossível pedalar e obrigando a desmontar. Foram 40km de puro btt num sobe e desce constante a fazer jus ao nome da prova, um rompe pernas para muitos, mas no final todos com um sorriso bem visível na cara e com a certeza que para o ano voltamos lá. 



Classificações:
Rui Ventura - 44º
João Amaral - 50º
Vladimiro Casaleiro - 87º


domingo, 10 de março de 2013

Coisas boas e más...

Durante as nossas voltas vemos coisas boas e más.
Primeiro as boas. Hoje na nossa volta pelo Sicó descobrimos a sinalização que a Câmara Municipal de Condeixa colocou no Caminho de Santiago e que de certeza muito ajudará os peregrinos. Iniciativa de louvar e que deveria ter repetição noutros locais.


Depois a outra coisa boa é pedalar junto ao Rio de Mouros (Caralium Seccum) nesta altura do ano com bastante água.

Coisa má, durante a volta de domingo passado atravessámos a mata da Geria. Ficámos impressionados com a destruição que o temporal provocou. Sem exageros talvez metade da mata esteja no chão. Árvores de grande porte foram arrancadas pela raiz deixando crateras enormes. Outras racharam. Triste e desolador. Esperemos que recuperem este pedaço de pulmão, ainda que há já alguns anos esteja ao abandono.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Fomos à Maratona de Arganil...

O Por Maus Caminhos foi à Maratona de Arganil que decorreu no passado sábado na bonita Serra do Açôr. Carlos Lobo, João Amaral e Rui Ventura foram os dignos representantes deste "grandioso" grupo de btt. A 6ª edição da maratona teve o seu centro nevrálgico nas novas instalações do Centro Cultural da Cerâmica Arganilense e organização do BTT Serra do Açor. 

        




        

        

Dia com sol, sem frio, mas com vento, recebeu os mais de 200 participantes, onde destacavam caras bem conhecidas das biclas, tais como Ruben Almeida e Vítor Gamito e que mostraram as suas capacidades ao longo dos 40 ou 70 kms que compunham esta prova.





Nós optámos pela distância mais curta, que se mostrou dura, composta por subidas agressivas, single traks, passagens construções em madeira junto à Ribeira de Folques, onde a falta de técnica ou maior impetuosidade provocou quedas de alguma gravidade em alguns dos participantes. Participação positiva da nossa parte e a promessa de voltar para fazer os 70 kms.
Classificação:
  • Rui Ventura - 35º
  • João Amaral - 58º
  • Carlos Lobo - 80º