sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Há dias de sorte...

Muito se tem falado – em Portugal e não só – no papel dos ciclistas e bicicletas no trânsito. No nosso país, a recente revisão do código da estrada ditou o fim da obrigatoriedade de circular o mais à direita possível na via – assim como o fim da proibição de circular a par. Por outro lado, a ultrapassagem de bicicletas por veículos motorizados só pode ser feita deixando uma distância lateral de 1,5 metros e com abrandamento de velocidade.
No Reino Unido, a circulação de bicicletas e automóveis na via tem provocado várias discussões entre os respectivos proprietários – uma situação que provocou várias mortes nas ruas de Londres, no final de 2013.
Agora e do Reino Unido, vêm as chocantes imagens de um ciclista atropelado por um automóvel. A cena deu-se em Worthing, Sussex e acabou com a miraculosa sobrevivência de Justin Futers, de 47 anos, que terminou a viagem debaixo dum carro.
Depois de atropelado, Justin ficou a milímetros das rodas, ainda que, durante 30 minutos, não se conseguisse mexer devido à pressão do carro sobre os seus ombros. “A minha cabeça e cara estavam a raspar o asfalto, por isso foi por muito pouco [que me salvei]. Mas não fechei os olhos”, explicou Futers, que foi depois encaminhado para o hospital. De forma milagrosa, apenas sofreu arranhões.
Justin Futers explicou também que fez questão que estas fotos fossem publicadas, para alertar os condutores e os ciclistas.



Sem comentários: