domingo, 26 de janeiro de 2014

Trans Canada Trail...

Atravessar o Canadá de bicicleta, numa ecovia construída de raiz, será uma realidade dentro de três anos e meio, quando o país completar 150 anos e inaugurar a Trans Canadá Trail, uma ecovia que começou a ser construída em 1992, quando o país celebrou 125 anos, e que já tem 17 mil quilómetros terminados – 72% da via.

O percurso irá atravessar o Canadá de uma costa à outra, percorrendo todas as províncias e territórios que constituem o País. O percurso inclui ainda vias para peões, cavalos, ski e em alguns troços, canoa.
O governo canadiano espera que a nova via conjugue a criação de empregos locais, decorrentes do investimento, com o incentivo de hábitos de vida saudáveis na população. Por outro lado, o projecto será importante para aproximar os canadianos e turistas da natureza, das maravilhas do país.

Para fazer o percurso de costa a costa (Atlântico ao Pacífico) um ciclista, vai precisar de nove meses, se pedalar seis horas por dia, à média de 15 quilómetros por hora.
“A Trans Canada Trail permitirá aos habitantes e aos turistas conhecerem as mais deslumbrantes paisagens do mundo, promovendo a saúde e a boa forma através de uma série de actividades.

O projecto é desenvolvido através de um fundo para o qual o governo contribuiu, até ao momento €25,6 milhões, mas também recebe donativos de particulares, sendo gerido por uma fundação criada para o efeito.
A TCT está planeada de modo a que, quatro em cada cinco habitantes do país vivam a menos de meia hora do seu traçado. Os benefícios económicos deverão rapidamente cobrir os custos.

Em Portugal também é assim???
Ouço falar duma eco via desde Coimbra até à Figueira da Foz, já faz muito tempo, ainda aquando das últimas eleições autárquicas ouvi vários candidatos abordarem o assunto, mas depois rapidamente surgem "as dificuldades".
Mas também há bons exemplos, caso dos 49 kms da Ecovia do Dão, que liga Sta Comba Dão a Viseu.

Sem comentários: