quinta-feira, 30 de abril de 2015

Elas no freeride e no downhill...

As miúdas também sabem da coisa...


quarta-feira, 29 de abril de 2015

Seguro para bicicletas...

Diz o ditado que "Não há ponto sem nó!". E esta ideia dos seguros para bicicletas é um exemplo disso.
Ou seja, em Janeiro de 2014 entrou em vigor a nova legislação para bicicletas, equiparando-as a um veiculo e tendo portanto os mesmos direitos e deveres. Até aqui tudo certo e já não era sem tempo. 
O responsável da Prevenção Rodoviária Portuguesa saiu-se com uma ideia brilhante - seguro obrigatório para as biclas. Dá argumentos para justificar a sua brilhante ideia, só não diz o valor do seguro e porquê? Porque como sempre este individuo que colaborou na elaboração da legislação, tinha um objectivo, dar mais um negócio às companhias de seguros. 
Pela parte que me toca concordo com o seguro, mas com valores adequados às circunstâncias, ou seja recuso-me a pagar mais de 10€ ano, até porque 90% dos meus percursos são em fora de estrada, btt portanto. E também porque as companhias de seguros vão inventar mil e um argumentos para deixar de fora das coberturas de tudo e mais alguma coisa e o ciclista irá arcar com os prejuízos sejam eles quais forem. Exemplos do mau comportamento e obrigações das companhias são às centenas todos os dias. Por isso proponho ao senhor da PRP, que diga qual o valor que considera como bom para o prémio a pagar pelos utilizadores das bicicletas. Provavelmente o sr Trigoso acha que ganhamos todos o mesmo que ele.
E depois temos este absurdo, por lado temos que praticar desporto, porque faz bem à saúde e evita custos ao erário público, mas por outro a prática desportiva custa bastante caro. Não faz sentido, mas é mesmo assim, porque no fim quem paga são os mesmos - eu e os outros.


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Desafio Europeu do Pedal...

Na edição de 2014 do European Cycling Challenge a cidade vencedora foi Varsóvia, na Polónia. No desafio do último ano participaram 32 cidades, com um total de 17.000 participantes, que pedalaram 1,5 milhões de quilómetros, o que equivale a 40 voltas ao mundo. Evitaram-se desta forma a emissão de 183 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.
Em Portugal e para aedição de 2015 apenas o Barreiro e a Comunidade Intermunicipal do Algarve aderiram.
Se quiserem saber mais, visitem este link: http://www.cyclingchallenge.eu/



domingo, 12 de abril de 2015

Usem sempre o capacete...

Hoje na nossa volta de btt e por causa duma abelha que se meteu nos óculos, o João Nuno deu uma pequena queda na Mata da Geria que podia ter graves consequências se não fosse o capacete e o resultado foi este que as fotos documentam. Por isso usem sempre o capacete.





sábado, 4 de abril de 2015

Sete anos depois...

Março de 2008! O 1º post neste blog. 
Sete anos depois continuamos a colocar "coisas" no POR MAUS CAMINHOS. 
Aconteceram muitas nestes anos. Pedalámos muito, uns mais que outros, mas sempre com o prazer que o btt dá. Conhecemos muitas pessoas. Andámos por muitos sítios. Dos que começaram neste grupo, restam poucos e metade dos dedos duma mão chegam para os contar. Razões interessam pouco ou mesmo nada. Cada segue o seu caminho. Não existe nenhum contrato de fidelização. Existe apenas a vontade de pedalar em conjunto, sem regras nem princípios rígidos. Não há chefes nem presidentes e muito menos direcção ou outro qualquer órgão social.
Como dizia Manoel de Oliveira "O presente é uma fábrica do passado". Ora, aqui no PMC essa fábrica de recordações, com bons momentos, também existe. E por cá continuaremos.  
Quem quiser andar connosco só tem que se juntar e dar a conhecer novos e de preferência espectaculares percursos. 
Apareçam! São bem vindos. Ao domingo procuramos não falhar na nossa volta. Durante a semana e dependendo da disponibilidade também pedalamos. 
Aproveitamos para vos dar a conhecer a nova oficina de bicicletas em Coimbra dum PMC - Rui Ventura. Boa sorte para esta nova etapa da sua vida. Passem pelo facebook da SOS Bike.
Ficam algumas imagens dos primeiros posts que colocámos no blog:





Pedalem e sejam felizes.
POR MAUS CAMINHOS - BTT