segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Coimbra - Santiago de Compostela, 5ª etapa...

5ª Etapa 22/07/2013 Oseira/Santiago
Esta foi das piores noites que tive em toda a viagem, devo ter dormido 4h pelo que acordei com uma dor de cabeça brutal.
Eram 5h da manhã, hora espanhola, já estava bem desperto, andei para trás e para a frente sem sono nenhum com a cabeça a explodir. Por esta hora já havia movimento de alguns peregrinos a prepararem-se para fazer mais uma etapa,a pé, éramos os únicos de bicicleta. Para tomar um comprimido comi algumas barras, géis e marmelada. 
Uma hora depois as dores ainda não tinham passado na totalidade, mas era tempo de preparar a bike para a última etapa. A esta hora já a maioria dos peregrinos prosseguiam o seu caminho. Até às 8:30 nenhum responsável apareceu e partimos sem pagar. Ainda com algumas dores de cabeça tivemos como pequeno-almoço uma tremenda subida, bem longa, seguida de trilho com bastante pedra que nos impediu de se progredir em cima da bike. 

O aquecimento estava feito e dor de cabeça sarada, só faltava era mesmo um café e tomar o pequeno-almoço, porque pedalar sem comer é danado. Oito quilómetros depois e ajudámos a abrir um pequeno café com pouca opções de comida. Pão, chouriço e café com leite, podia ter sido pior!
Energias repostas, foi sem grandes dificuldades que progredimos até Silleda, onde chegámos à hora de almoço. Procurámos um mini mercado e desta vez a ementa foi diferente, latas de atum, pão, fruta e coca-cola, tudo preparado num pequeno jardim da cidade. Este dia ao contrário dos outros estava fresco, algum vento e com o equipamento transpirado senti algum desconforto. A sandes de atum estava uma delícia, pois com a fome que já tínhamos, caiu que nem ginjas.

Os quilómetros para chegar a Santiago de Compostela cada vez eram menos e a etapa foi feita em piso misto, mas com muito alcatrão. Embora tenha sido a etapa mais curta em quilómetros, não foi a mais fácil, pode até dizer-se que foi um bom parte pernas. Entre montes e vales, passando por pequenas aldeias e muitos campos de cultivo ainda tivemos algumas subidas, de registo bem acentuado. Ao fim da última subida com pelo menos uns 2 kms, já se conseguia ver as imponentes torres da catedral. Foi uma sensação incrível, sorrisos e uma vontade enorme de chegar à praça principal de Santiago. Encosta abaixo, foi num ápice que chegámos ao centro histórico de Compostela. Antes das fotos, para registar a nossa chegada procurámos a oficina do peregrino e concluir com o último carimbo o fecho das credenciais e claro, trazer a Compostela, que comprova a nossa peregrinação. 



Descansámos durante algum tempo, convivemos e repartimos experiências com outros peregrinos, que tinham feito outros caminhos. Uma das peregrinas que conhecemos, uma senhora com cerca 55 anos, fez a pé desde França, o caminho Via de Prata, sozinha, iniciado no mês de Maio. Incrível, estava ali impecável e ainda ia fazer o caminho até Finisterra e doar as botas que a acompanharam em todo o percurso.
Na emblemática praça central da catedral, registámos a nossa chegada com as fotos da praxe e seguimos em busca de guarida no último albergue. Tinha como referência 2 albergues na zona, o seminário menor e o albergue Acuário. Sem saber onde ficavam, procurámos informação num bar ali perto e ficámos a saber que o Acuário ficaria muito longe e o seminário a 10 minutos do centro. A mesma pessoa deu-nos ainda informação de um hostel que tinha aberto recentemente, com óptimas condições por um preço justo e próximo - The Lasts Stamp foi a escolha para pernoitar e não nos arrependemos em nada. Um hostel com apenas alguns meses de existência, com tudo o que é preciso, lavandaria, cozinha bem equipada, as camas em beliche com pequena arrumação incorporada e sistema digital de segurança e claro, as bikes no interior bem estacionadas, num pequeno pátio e vigiadas por vídeo. Excelente.

Bem instalados e de banho tomado, jantámos e fomos ao bar café Metate  para beber mais umas cervejas e assim retribuir a ajuda dada à chegada a Compostela.
Cansados e com o sono acumulado, rumámos ao nosso hostel para descansar.

Dados de Viagem

81,90kms; 1,724 Desnível+; em movimento 5h14m38s (gps)

Sem comentários: